O Tecnocas

O mundo real também passa por aqui

5/03/2010

Bingo!

Publicada por Aníbal Meireles |

Chamo a vossa atenção para este artigo na Ars Tecnica sobre a pirataria e o facto de os que partilham ficheiros online acabarem por ser os que mais compram, não existindo no estudo citado no artigo a pretensa relação entre a partilha de ficheiros e o declínio de vendas como os grandes grupos empresariais gostam de veicular e passar como verdade: File-sharers are content industry's "largest customers".

O ministro Mariano Gago noutro dia disse uma verdade que não se pode dizer; como sempre a hipocrisia é o politicamente correcto, vigorando a política do "Don't ask, don't tell". Aqui podem encontrar a intervenção que o ministro fez (1h58m20s).

Exemplo chapado desta hipocrisia é que a entidade que anunciou, no seguimento dessa notícia, que ia processar o Estado por não estar a fazer o suficiente para combater a pirataria é a ACAPOR, associação que representa os clubes de vídeo nacionais. 

Ora é certo e sabido que os clubes de vídeo têm a sua morte anunciada. Seja pelos clubes de vídeo on-demand dos fornecedores de canais por cabo/fibra, seja pela internet em geral e sites de vídeo em particular, ou pelos dois em conjunto, é inevitável que o mercado de aluguer comece a ser progressivamente tornado residual nos grandes centros urbanos. 

É o típico desviar de atenções para um sector que já devia ter pensado no que fazer para que cada um dos seus membros não fique no desemprego, readaptando-se, e ingressando progressivamente nas áreas que as substituem ou paralelas a essas, em vez de continuarem a pregar sem razão num barco que está a afundar.

0 comentários: