O Tecnocas

O mundo real também passa por aqui

1/24/2010

Ao pessoal que gosta imenso de Macs:

Publicada por Aníbal Meireles |

Se não sabiam, os iMacs não são um poço de perfeição, antes pelo contrário, essa aura de fiabilidade faz parte do passado. A este recente fenómeno de problemas dá-se um nome: massificação. À medida que a Apple vai ganhando quota de mercado e perdendo (ainda que temporariamente) alguma eficiência no controlo de qualide devido ao crescimento das vendas, mais problemas vão surgindo. No fundo é uma questão de estatística, de quota de mercado e de controlo de qualidade que ainda não se adaptou às novas circunstâncias.

Sejamos claros, se a Microsoft não tivesse injectado uma batelada de dinheiro na Apple no fim dos anos noventa, e se o seu fundador Steve Jobs não tivesse regressado à casa que fundou, há muito que a Apple teria falido. A Apple é hoje conhecida mundialmente por causa de dois equipamentos: o iPod (nas suas variadas versões) e o iPhone. Com esse efeito de arrasto, de notoriedade e inovação da marca, os computadores pessoais da marca beneficiaram.

O problema é que ganhando quota de mercado, tornam-se alvo de hackers, resultando num sistema operativo (OS X) que já não é 'à prova de vírus' (nunca o foi, nem tal coisa existe, não tinha era atenção dos hackers) , ao ponto de a própria Apple já recomendar o uso de um programa antivirus.

E depois vêm os problemas de qualidade do material propriamente dito, ao ponto de o próprio fundador não saber se determinado problema pode ser resolvido... Aqui: http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=17466

Portanto, da próxima vez que tiverem um impulso de comprar Apple porque "simplesmente funciona" e tem estilo, pensem que a Apple também tem os seus problemas, tal como as outras marcas - para não falar de um preço exagerado face à performance dos componentes, mas isso dava outro post.

Como conselho geral, não vão em cantigas, em tretas do departamento de marketing da empresa que vos quer impingir o produto, pesquisem sempre, seja qual for a marca. A internet tem esta coisa maravilhosa, que é permitir ler análises em sites especializados, de graça, e também muito importante, partilhar com os outros consumidores as opiniões quanto à utilização de um produto que comprámos e vice-versa e não só as primeiras opiniões, mas também como é que determinado produto se comporta passado duas semanas, dois meses, seis meses, um ano, enfim por aí fora, permite-nos apreciar da fiabilidade geral de um determinado produto.

0 comentários: