O Tecnocas

O mundo real também passa por aqui

4/22/2009

Como remover as informações adicionais das fotografias digitais

Publicada por Aníbal Meireles |

Às vezes, quando publicamos uma fotografia num site, num blog ou a enviamos para alguém, não nos convém estar a dizer a meio mundo com que máquina fotográfica tirámos a fotografia, e entre muitos outros dados, o dia, mês, ano e a hora exacta a que o fizemos.

Qualquer pessoa, guardando a fotografia no seu computador pode consultar os dados que ficam associados à fotografia, todos eles úteis para quem tenha um gosto mais interessado na fotografia: além dos dados acima, também podemos ver a exposição, o ISO, entre outros dados técnicos, que permitem ver em que circunstâncias a fotografia foi tirada.

Porém, quando se quer salvaguardar estes dados, é muito fácil:

1. Abre-se a fotografia no Paint, ou noutro qualquer programa de edição de imagem.

2. Selecciona-se a fotografia toda. Normalmente é o "Seleccionar tudo/Select All" ou a combinação de teclas Ctrl+A.

3. Copia-se a selecção. No menu é copiar, ou com as teclas Ctrl+C.

4. Abre-se um ficheiro novo, em branco.

5. Cola-se a selecção. (Ctrl+V)

6. Guarda-se a fotografia com o nome que se quiser. Não se esqueçam de guardar em formato JPEG/JPG para a fotografia não ocupar muito espaço, por comparação com o formato BMP.

7. Já está! Agora têm uma cópia da fotografia sem qualquer tipo de informações adicionais.

P.S.: Tenham em atenção que por exemplo no Paint a cópia fica com uma qualidade inferior, e o ficheiro é mais pequeno do que o original. Nada que se note e até é vantajoso quando é para publicar na net, em que a fotografia provavelmente vai aparecer mais pequena do que é na realidade. Se precisarem de ficar uma cópia "anónima" da fotografia com a mesma qualidade da original, usem outro programa que permita afinar e manter a mesma qualidade de JPEG/JPG.

1 comentários:

Lady Godiva disse...

Obrigada, Tecnocas, pelos pormenores da tua explicação. Pode vir a dar jeito ter estes conhecimentos.

Um beijo