O Tecnocas

O mundo real também passa por aqui

3/12/2009

Znhóing!

Publicada por Aníbal Meireles |


Este há-de, porventura, ser um dos títulos mais estúpidos, mas é o que me apraz dizer quando leio que as baterias podem sofrer uma revolução daqui por dois/três anos.

Então é assim: uma alteração na composição das baterias, que parece não ser difícil de implementar, vai permitir carregar a bateria de um telemóvel em... 10 segundos! E a de um automóvel eléctrico em 5 minutos!

Bom, quer dizer, talvez seja um pouco difícil de implementar com esta velocidade, porque a rede eléctrica não está preparada para lidar com tamanha velocidade de transferência de energia.

Mas se o novo modelo de bateria é possível, isso quer dizer que se pode triplicar, quintuplicar, ou mais, o ritmo de carga, o que já é algo de fenomenal. Quem é que precisa de um telemóvel com a bateria carregada em 10 segundos? Mas se a bateria pudesse carregar em 10 minutos era excelente. E os carros eléctricos entrariam na fase de produção em massa se a bateria pudesse recarregar em uma hora (das actuais oito ou quatro/cinco). Imaginem uma grande viagem: fazer uma pausa para almoço numa área de serviço; no regresso ao carro, estariam prontos para mais outro tanto com a bateria novamente a 100%! Para já, chegaria plenamente para convencer os cépticos!

O artigo na Arstechnica e na BBC.

Países produtores de petróleo, estão aí ? Yohooo! Hahaha! Quero ver a vossa prepotência de chicos-espertos quando isto entrar em produção!

Parece que daqui a dois/três anos é que é! Luzes LED que duram 60 anos e consomem três vezes menos que as actuais economizadoras, baterias que carregam em 10 segundos, uma maravilha. Será que aquelas profecias que dizem que o mundo vai acabar em 2012 é só para nos lixar o contentamento de tanta bonança que se adivinha ?

0 comentários: