O Tecnocas

O mundo real também passa por aqui

1/21/2009

Estão a pensar comprar um computador novo ?

Publicada por Zacarias Bangrilório |

Pensem outra vez.

O novo sistema operativo Windows 7 está quase pronto, e sairá para o mercado provavelmente antes de Agosto.

Comprar um computador novo agora seria um erro, iria ficar desactualizado muito depressa.


Além disso estamos em crise. Pensem bem, precisam mesmo ?

Que problema tem o dito ? Está lento ?

Já pensaram porque será ?

1. Se for falta de memória Ram, comprem mais, está baratíssima e o computador pode valer-vos mais uns meses de serviço.

Além disso é de todos os upgrades possíveis, simultaneamente o mais fácil de fazer e cujos resultados mais se notam.

Se o vosso PC tem o Windows XP, assegurem-se que tem pelo menos 768MB, de preferência 1GB de ram. Com o preço actual, até podem considerar 2GB (1 GB custa à volta de 15 euros e 2GB sensivelmente o dobro).

Se o vosso PC tem o Windows Vista, assegurem-se que tem pelo menos 2GB de Ram.

2. Se estiverem a ficar sem espaço no disco para vídeos, músicas, fotografias e e-mails, que tal comprar um disco rígido adicional ?

Os discos estão baratíssimos também. Hoje em dia consegue-se comprar um colosso de 640 GB por 60 euros e mais pequenos por menos dinheiro ainda.

Se acham que não têm jeito nenhum para instalar um disco dentro do pc, comprem um externo. Tenham é cuidado com as quedas e os movimentos bruscos: os discos rígidos externos são só discos internos com uma capa exterior que não os protege dos choques. Tratem-nos com cuidado e evitem tocar-lhes quando estiverem a usá-los.


3. Já alguma vez desfragmentaram o disco rígido ?

No submenu acessórios ->ferramentas do sistema existe um programa que analisa o disco e que nos diz se se deve ou não desfragmentar o mesmo.

No Windows Vista este programa também existe, mas vem pré-configurado para correr nas horas vagas, pelo que, se nunca o corrreram, em princípio não estarão a perder muito.

Já com o Windows XP, é melhor começarem a pensar já nisso, pois quanto mais fragmentado está o disco, mais lento ele é, e o sistema todo por arrasto.

  • Os discos vão ficando fragmentados à medida que se instalam e desinstalam programas, copiam e apagam ficheiros. Imaginem um espaço com os programas A, B e C. O programa A ocupa 10 unidades, o B ocupa 20, e o C ocupa 30. Imaginem que instalam os programas por ordem alfabética. Fica tudo arrumadinho = não há fragmentação.
  • Imaginem agora que desinstalam o programa B (que ocupa 20) e decidem instalar um programa novo, o D, que ocupa 60. Aqui começa a fragmentação. 20 unidades vão para o espaço entre os programas A e C, deixados livres pelo programa B, e os restantes 40 vão para o espaço livre a seguir ao programa C.
  • Agora imaginem isto multiplicado por inúmeras situções e ficam com programas instalados em diferentes sítios do disco. E quanto mais disperso (fragmentado) um programa estiver no disco, mais lento se tornará lidar com ele. E quem diz programa, diz o próprio sistema operativo, porque também este pode ficar fragmentado (lembrem-se das actualizações que vão sendo instaladas para onde houver espaço livre).
  • O propósito do desfragmentador é pôr ordem nesta salganhada, ordenando os programas de modo a que funcionem mais depressa.

4. Já alguma vez limparam o sistema de registo do Windows ?

O sistema de registo do Windows ("registry") é um local onde estão guardadas muitas das definições dos programas que tem instalados.

Os problemas com o registo (lentidão e até erros do sistema) surgem quase sempre porque os programas de desinstalação nuncam apagam do registo todas as referências dos programas, deixando para trás autêntico lixo digital, que só vai atrasar o Windows e o desempenho do PC.

Esta tarefa é mais complexa, pelo que é recomendado ter alguns conhecimentos. Existem ferramentas pagas e outras gratuitas, mas deve-se sempre ter a última palavra e escolher manualmente as reparações a fazer afinal, de modo a não perdermos nenhuma definição importante pelo caminho.

Façam um backup do registo do Windows antes disso (alguns programas fazem-no automaticamente, outros têm essa opção). Se quiser ver quantos problemas têm no registo do Windows, e depois poderem resolvê-los se quiserem, recomendo a instalação deste programa gratuito: Glary Registry Repair

No mínimo ficam a ver quantos problemas têm. Se optarem por reparar os problemas contactem alguém que saiba avaliar a situação antes de carregarem no botão "Reparar".


Aproveitem a oportunidade que a crise nos trouxe: gastem pouco, gastem bem. E façam as compras no momento certo.

0 comentários: